Tarte de Maçã Americana (Apple Pie)

Ingredientes:
Massa:
300 g de farinha
150 g de manteiga
40 g de açúcar
3 colheres de sopa de água fria
1 pitada de sal
1 ovo grande, batido (L ou XL)
leite q.b. (para pincelar)
Recheio:
500 g de maçãs, sem casca e caroço (Granny Smith ou Royal Gala)
4 colheres de sopa de farinha
100 g de açúcar branco
100 g de açúcar amarelo
1 colher de chá de canela
2 colheres de sopa de manteiga

Preparação:
Pré- aqueça o forno a 180ºC.
Unte com margarina uma tarteira/pirex redonda com 23-25 cm de diâmetro. Reserve.
Num recipiente largo, misture a farinha, o açúcar e o sal e adicione a manteiga em pedacinhos e a água fria. Misture com as mãos até obter uma massa esfarelada. Junte o ovo batido e misture bem até obter uma massa homogénea. A massa deverá ser um pouco mole, mas não demasiado grudenta (se for necessário junte mais água ou mais farinha, consoante a situação). Faça uma bola com a massa e Embrulhe-a em película aderente e coloque no frigorífico durante 30 min - 1 hora, até estar sólida o suficiente para ser trabalhada.
Entretanto, descasque as maçãs e retire-lhes o caroço, pese-as e verifique se tem cerca de 500-600g destas. Corte as maçãs em meias luas e coloque-as num recipiente. Junte-lhe a canela, os açúcares, a farinha (que serve para absorver o líquido libertado pelas maçãs ao cozerem) e a manteiga. Envolva muito bem e reserve.
Retire a massa do frigorífico e divida-a em dois pedaços do mesmo tamanho. Estique um deles formando 1 disco que caiba na tarteira e que fique com uma pequena aba de fora. Com a restante massa estique e corte tiras de massa ligeiramente maiores que a o diâmetro da tarteira.
Coloque a o disco na tarteira, deixando uma pequena aba de fora desta, coloque o recheio de maçã e alise-o com uma espátula. Sobre este coloque as tiras de massa e forme um entrelaçado e junte as laterais das tiras à da base, amasse ligeiramente com os dedos e dobre as pontas para dentro, de modo a ficar bem selada. Em seguida, pincele-a com leite eleve-a ao forno por cerca de 45 minutos.

Etiquetas: